e Ação Social
O NuPAS surgiu de uma demanda da comunidade ao Centro de Estudos Psicanalíticos – CEP, que se dedica à prática clínica psicanalítica individual e institucional, além de trabalhar na investigação clínica e formação de profissionais. Como parceiro, o CEP assessora na formação continuada de profissionais que atuam no NuPAS. Conheça os cursos, seminários, eventos e palestras promovidos pelo CEP em http://centropsicanalise.com.br/
Alimentar e educar não são o bastante: a experiência demonstra que, em casos-limite, a qualificação do profissional vai além da competência técnica.
Um estudo realizado pela Agência de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo e pelo Centro de Estudos Psicanalíticos – ONG de caráter científico, cultural e educacional que trabalha na investigação clínica e formação de profissionais – identificou dois núcleos-problemas:
1. O assistido – Conflitos inerentes à própria condição do indivíduo, sujeito à situação de vulnerabilidade.
2. O assistente – Conflitos dos profissionais que lidam com a população em situação de vulnerabilidade social.
Há ainda conflitos inerentes à própria relação entre assistentes e assistidos, que dificultam as ações assistenciais, comprometendo o indivíduo, a adaptação e o aproveitamento daquilo que as instituições têm a oferecer. Da identificação desta problemática surgiu o NuPAS, Núcleo de Psicanálise e Ação Social. O NuPAS é uma organização não governamental que visa a atuar junto a esses dois públicos específicos, assistidos e assisentes, oferecendo – por meio da atuação profissional – novas possibilidades. O NuPAS atua nas instituições utilizando a infraestrutura física e operacional já instalada. Aos assistentes, o NuPAS oferece espaços de escuta, reflexão e discussão, como forma de amparo para lidar com as dificuldades assistenciais. Por meio de trabalho em grupo com os assistidos, o trabalho permite que busquem novas possibilidades para que possam se posicionar e interagir em espaços da vida pública, em defesa dos próprios direitos e da cidadania.
Nossa equipe é formada por profissionais advindos das mais diversas áreas do conhecimento, tendo como eixo de ligação a psicanálise. A diversidade enriquece o trabalho e amplia o poder de escuta do grupo, fortalecendo a troca entre os membros da equipe do NuPAS.
Os seminários teóricos e palestras são abertos ao público em geral. Eles têm por objetivo instrumentalizar o corpo de formação do NUPAS, fornecendo embasamento teórico, estudos de caso e referências bibliográficas. Sob o eixo organizador “Psicanálise e Instituições”, cada seminário traz uma proposta diferenciada, que contribui para ampliar os horizontes do nosso corpo de formação. Confira e inscreva-se!