e Ação Social
Coordenação e supervisão: Denise Levy
A escola recebe alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A adolecência, por si só, é uma fase de grandes mudanças permeadas por buscas, desafios e conflitos. Na escola, esses conflitos podem ser percebidos nos mais diversos contextos: fracasso escolar, dúvidas quanto à sexualidade, violência, depressão, ansiedade, furtos, desrespeito aos limites.
E se as relações afetivas familiares são determinantes o seu desenvolvimento emocional do jovem, é preciso levar em consideração as características dessas famílias e outros ambientes dos quais participam. Trata-se de uma população de baixa renda, muitas famílias desestruturadas e grande parte das vezes com excesso de exposição a situações que podem comprometer o desenvolvimento psíquico e o ajustamento social.
Nesse contexto, o NuPAS oferece um espaço de escuta com uma abordagem psicanalítica que permite trabalhar questões inconscientes que permeiam a vida do jovem e afetam a busca por sua identidade, a qualidade da construção de laços afetivos e o desenvolvimento das relações sociais.
Entretanto, para além dos adolescentes, o universo acadêmico envolve todos os funcionários que dele fazem parte, nas suas diversas funções. Desta maneira, a proposta do NuPAS contempla um atendimento global e de caráter pluralizado, oferecendo a escuta psicanalítica aos diferentes setores da esfera escolar em diferentes dimensões:
• Diretoria e coordenação
• Funcionários
• Pré-adolescentes (alunos do Ensino Fundamental)
• Adolescentes (alunos do Ensino Médio)